Conduzido na Polónia: Audi RS3

Conduzido na Polónia: Audi RS3

Como bem sabemos, a Audi utiliza as letras mágicas RS nos seus modelos mais potentes e desportivos. Ainda assim, nem todos os Audis estão disponíveis nessa variante. Até há algum tempo, só eram comercializados os RS4 e RS6. Desde 2009, a família RS tem vindo a expandir-se. O RS3 foi um dos novos modelos introduzidos. E foi esse mesmo modelo que o Autogespot conduziu, na Polónia. 



Tudo começou com o TT-RS. Um ano depois foi apresentado o RS5, e, pouco antes do final de 2010, as primeira imagens do diabrete de 5 portas foram reveladas. 8 anos depois da introdução do A3 8p, surgiu então, a mais potente variante do A3, o RS3 Sportback. Mais vale tarde do que nunca... Por 70 mil euros (em Portugal), tínhamos à disposição um A3 Sportback com o motor e a transmissão do TT-RS. Debaixo do capot, encontrava-se o 5 cilindros turbo de 2.5 litros, capaz de 340cv e com um binário de 450Nm. Para se transmitirem esses números à estrada, a Audi casou o motor e a tração às quatro com um caixa de 7 velocidades S Tronic. Infelizmente, não se produziu uma versão do RS3 com caixa manual. Ainda assim, graças às super rápidas trocas de velocidade, o RS3 atingia os 100km/h em 4,6 segundos. Outro dos problemas deste Audi era que não permitia aos seus clientes expressarem em pleno os seus gostos. Só UM tecido em pele podia ser usado num dos dois tipos de bancos. As cores exteriores também eram apenas 4, branco, cinzento, preto e vermelho. Para se ter uma cor diferente, era preciso recorrer-se às cores Audi Exclusive, o que não ficava nada barato...



Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback





O RS3 que testámos estava muito bem equipado. É claro que ainda era possível melhorá-lo com o sistema multimédia com GPS, o sistema de som BOSE ou até mesmo backets em pele. Ainda assim, a unidade testada tinha cerca de 15 mil euros em extras. Será que tanto dinheiro vale a pena? Claro que sim, sentimo-nos muito bem acomodados no interior deste diabrete vermelhinho. Os detalhes no interior em vermelho encorajaram-nos a conduzir cada vez mais depressa, tal como as patilhas no volante, que sempre pediam as trocas de mudança a altas rotações e reduções antes de cada curva.



Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

 



O Audi RS3 é, sem dúvida, um tudo em um. É capaz de levar confortavelmente cinco pessoas a qualquer lugar e transportar muitas malas, tudo sem que os passageiros dos bancos de trás vão apertados como sardinhas enlatadas, o que acontece em muitos carros do género. É um carro do segmento C, o que significa que condução em cidade e estacionamento não constituem probelma. Passando à melhor parte deste Audi, 340cv e 450Nm num carro tão pequeno é mesmo muito bom! O sistema de tração Quattro é fenomenal! Para além da excelente aderência em todo o tipo de pisos, também a suspensão é formidável, podendo ser tornada mais firme através de um botão. É o que a Audi chama de Audi Magnetic Drive. Quando premimos um pequeno botão "S",  a suspensão torna-se mais dura. Para além disso, o 5 cilindros fica mais audível e todas as ajudas eletrónicas, à exceção do ABS, desligam-se. Tudo para podermos desfrutar em pleno da magia do RS3.



Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback



O RS3 é o meio termo entre carros como o BMW 1M Coupé (RWD) e o VW Scirocco R (FWD). As 2 portas extra face a esses dois não fazem do RS3 um carro menos agressivo e bonito. São sim uma mais valia, tornando o carro muito versátil. Numa condução normal pela cidade, registámos um consumo de cerca de 13 litros/100km, valores que desciam até aos 10 litros ao conduzirmos a ritmos moderados na auto-estrada. Mas, no caso de ser o teu papá a emprestar-te um RS3 como este, é certo que podes (e convém) fazer aparecer cerca de 8l/100km no ecrã. Infelizmente, a produção do RS3 já terminou. Se quiseres mesmo comprar um, terá de ser um usado. Por todo o mundo há menos de 3000 unidades, por isso, há que ter alguma sorte para encontrares um que te realmente agrade. 

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

Jazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 SportbackJazda próbna: Audi RS3 Sportback

 


comentar este artigo


Vota agora no avistamento do dia