Conduzido: Brabus CLS Shooting Brake B50

Conduzido: Brabus CLS Shooting Brake B50

Será que, nos dias de hoje, ainda existe algum carro que seja efetivamente exclusivo? Cada vez mais modelos são lançados pelas marcas, e até os preparadores modificam cada vez mais carros. Todos sabemos que o mercado automóvel se está a tornar muito mais individualista, e os preparadores aproveitam-se disso. Visitamos a Brabus para conduzir um carro muito especial: a Brabus CLS Shooting Brake B50.


A Brabus foi fundada em 1977, e desde então, a preparadora de Bottrop presenteia-nos com as suas versões "picantes" de carros de estrada. Atualmente, a Brabus fabrica anualmente quase 10.000 carros, em várias fábricas por todo o Mundo. As suas preparações variam de uma simples alteração estética (como mudança de jantes) até à reconstrução completa de um motor. Os clientes têm a oportunidade de escolher algo ao gosto deles, que se traduz, por norma, em exclusividade. Assim sendo, a preparadora deu-nos a oportunidade de conduzir um dos mais adorados Mercedes-Benz do momento: a CLS Shooting Brake. Mas neste caso, com um fato da Brabus.

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50


A Mercedes-Benz obteve, com a CLS Shooting Brake, um modelo muito único. A Shooting Brake não é um carro que se compre pelo seu espaço ou versatilidade, uma vez que já existe a Classe E Station com esse mesmo intuito. É um carro que se compra quando queremos algo especial, mas ao mesmo tempo não pretendemos perder conforto nem espaço. É um produto que define um estilo de vida, e normalmente esse tipo de produtos são na maioria das vezes desnecessários e mais caros que o normal, mas são aquelas coisas que cada um adoraria ter. São coisas que nos dizem muito sobre a personalidade e gosto do proprietário. Com o bodykit da Brabus, a CLS SB perde alguma elegância, mas torna-se muito desportiva.

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50


O novo CLS não pode, de maneira alguma, ser comparado com o seu antecessor. Este modelo tem uma frente mais esguia e uma traseira mais inclinada, o que lhe dá um "look" muito mais elegante. Com este modelo, os Alemães criaram um pequeno nicho de mercado: as Shooting Brakes. Esperamos ver mais modelos deste género num futuro próximo, já que por norma, resultam muito bem esteticamente. A Brabus, com o seu bodykit, acentua ainda mais as linhas desportivas da CLS SB. A unidade disponibilizada pela Brabus tem apenas um kit estético, que consiste num spoiler frontal (disponível em carbono ou plástico reforçado), entradas de ar adicionais (atrás dos guarda-lamas frontais) e dois logos da Brabus na lateral, tal como na grelha. Todas estas modificações dão à CLS Shooting Brake um ar mais agressivo. Por norma, um modelo da Brabus nunca tem logos da Mercedes-Benz, ainda que alguns donos prefiram, em detrimento dos logos Brabus, colocar os da marca. A traseira da CLS Brabus tem como principais modificações um difusor, um spoiler e quatro escapes cromados. A cereja no topo do bolo são as jantes Brabus de 20 polegadas que assentam lindamente no bodykit. Se queres um carro ainda mais desportivo, não há problema, mas nesse caso terás que optar por um supercarro da Brabus, e não pela CLS SB. Mas se queres algo único, apenas precisas de ter muito dinheiro e um pouco de paciência, e tendo isso, bastam apenas uns mesinhos para conduzires o teu Brabus com a maior exclusividade possível.

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50


Tal como sabemos, a Brabus disponibiliza várias opções ao nível das modificações de motor. Tudo começa com a B50, baseada na CLS 500. Um chip PowerXtra CGI dá ao V8 92cv e 120 Nm de binário adicionais, o que perfaz um total de 500cv e 720 Nm, ou seja, permite que entre na liga dos modelos AMG. A pedido, a velocidade máxima pode ser aumentada para 275 e até 300 km/h. Ainda mais poderoso que o B50, é o B63 que produz 585cv ou 620cv, consoante a versão. Mas a "bomba" é mesmo o B63S, que debita uma potência de 730cv! Todos estes incrementos de potência são disponibilizados pela Brabus.

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50


Assim que nos sentamos ao volante, são pequenos detalhes que nos dizem que acabamos de entrar em algo especial, como as patilhas em alumínio atrás do volante, o quadrante Brabus e a iluminação em LED. Quem quer um brinquedo exclusivo, tem que pagar para ter um interior a acompanhar, como é óbvio. As opções são infinitas, e não há nada melhor que um interior desenhado exclusivamente para ti. O B50, com 500cv, é um carro muito rápido, mas o seu ponto mais forte é a facilidade com que a Shooting Brake acelera. O típico 0-100 demora apenas 4.7 segundos, o mesmo que o E55 AMG W211. Mas o E55, com o seu 5.4 litros Kompressor, fá-los ao mesmo tempo que produz uma deliciosa banda sonora com muita agressividade, enquanto que a Brabus B50 é precisamente o oposto. Consegue-se ouvir o V8 a rugir quando mudamos de velocidade, mas não se ouve tanto como no E55 AMG, o que faz da B50 um carro excelente, mas no qual por vezes faz falta aquele som agressivo vindo da traseira. A suspensão Airmatic assegura um conforto elevadíssimo em qualquer tipo de piso, como é apanágio da Mercedes-Benz. O maior perigo deste tipo de carros é que não têm nenhuma dificuldade em chegar a velocidades fora dos limites legais sem qualquer perda de conforto, o que nos faz pensar que viajamos dentro dos limites, tal é a serenidade do rolar. A direção da CLS Shooting Brake é muito direta e precisa.

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50


Versatilidade num look desportivo, é a designação correta para a Brabus CLS Shooting Brake B50. O preparador de Bottrop combina o melhor de dois mundos, um produto único, que com as suas modificações é tornado em algo ainda mais exclusivo e especial, o que a torna no cocktail perfeito para quem procura exclusividade aliada a excelentes performances e conforto. O preço da Brabus CLS Shooting Brake B50 que conduzimos é de 105.000€ (Alemanha).

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50

Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50
Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50Driven: Brabus CLS Shooting Brake B50

comentar este artigo


Vota agora no avistamento do dia