Conduzido: McLaren 650S Spider

Conduzido: McLaren 650S Spider

Ninguém diria não a um dia com o mais recente modelo duma marca como a McLaren, especialmente depois de já ter testado o seu predecessor. É precisamente este o caso da equipa AutoGespot, que, depois do 12C, teve agora a oportunidade de testar o 650S. A McLaren diz que o 650S traz consigo grandes melhorias face ao carro em que se baseia, o 12C. O seu sucesso está a ser tal que a marca inglesa até já parou em definitivo a produção do 12C para poder concentrar toda a sua linha de produção no seu novo modelo. Neste carro, a McLaren aplicou tecnologia e conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do seu hipercarro, o P1, que parece ser capaz de cilindrar a concorrência!



Para começar o desenvolvimento deste novo modelo, a marca de Woking estudou bem os possíveis pontos de melhoria do 12C e deitou mãos à obra. Entre outros, estes pontos incluem a suspensão eletrónica, o som e a aerodinâmica ativa. O 650S é um carro que transforma força monstruosa em velocidades estonteantes. Ora vejamos: em apenas 8,4 segundos, é capaz de fazer o sprint dos 0 aos 200km/h, uma marca que não é suficiente à maioria dos carros dos comuns mortais para atingir os 100km/h! E para o fazer, basta ao condutor recorrer ao sistema de launch control e por o pé a fundo! No que toca ao comportamento dinâmico, que já no 12C era excecional, o 650S consegue naturalmente superar o seu predecessor. A percentagem de downforce extra criada por este novo McLaren face ao modelo anterior é de 40%, e isso sente-se imenso nas curvas a alta velocidade. Para alcançar estes resultados, a McLaren melhorou a aerodinâmica ativa e retocou a frente com enormes entradas de ar. Para além de mais rápido, o 650S consegue ser (ainda) mais fácil de conduzir do que o 12C! A condução em cidade é feita como num carro "normal", com a caixa de 7 velocidades e todos os sistemas de segurança a fazerem o trabalho por nós. 



Gereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650S



Só quando começamos dar o devido uso aos botões na consola central é que nos apercebemos da violência e da brutalidade dos 650cv de potência máxima debitados pelo motor V8 Biturbo! Aliando estes 650cv a um binário máximo de 678Nm, outra das impressionantes marcas de que este carro é capaz é o sprint dos 0 aos 100km/h em apenas 3,0 segundos, verdadeiramente impressionante. E é precisamente aí que reside a diversão deste McLaren, nas acelerações verdadeiramente insanas que é capaz de imprimir. Pode não ser tão emocionante como os Ferrari e Lamborghini, mas não há dúvidas de que o inglês é o melhor carro. Graças às suas excelentes suspensão e caixa de velocidades, podemo-nos transportar no 650S com mais conforto do que o proporcionado por qualquer outro desportivo. Para além disso, a direção é imensamente direta e precisa. Nenhuma curva constitui problema para este carro, e numa condução mais apressada, os sistemas de controlo de estabilidade corrigem a sua trajetória como que por magia.



Gereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650S



Pouco mudou no interior face ao 12C. Sistema de navegação IRIS, Bluetooth, Rádio Digital DAB, e Controlos por Voz são de série, num interior revestido a alcântara. Para além disso, há a possibilidade de maximizar o conforto, podendo-se escolher os bancos em 3 tamanhos diferente, S, M e L. E quando começarem a aparecer as primeiras unidades em 2ª mão, os seus compradores poderão encomendar novos bancos no tamanho mais adequado, num concessionário McLaren. 



Gereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650S Gereden: McLaren 650S



A McLaren não tem importador oficial em Portugal, mas, na Holanda, onde este carro foi testado, os preços começam nos € 289.500 para o 650S Coupé e € 313.750 para o preço. Isto já com todos os impostos incluídos, claro está. Como já demos a entender, o 650S é uma versão mais avançada e sofisticada do McLaren 12C. Mesmo sem os travões de cerâmica de série e os 25cv extra deste novo modelo, os clientes com o seu predecessor não ficarão desapontados, o 12C é ainda um carro verdadeiramente fenomenal. Especialmente se atualizarem os sistemas do seu carro, que incluem o software para a otimizada aerodinâmica ativa do 650S.



Fotos da autoria do nosso fotógrafo Christian Kalse.



Gereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650SGereden: McLaren 650S


comentar este artigo