Conduzido: TechART GrandGT

Conduzido: TechART GrandGT

A TechART surgiu no mundo das modificações auto em 1987. Nos anos 80 e 90, preparavam 911's, mas mais tarde, com a introdução do Cayenne e do Panamera, teve oportunidade de abranger uma maior gama de modelos, aumentando assim o nicho de mercado em que se insere. A versão apimentada do Panamera preparada pela TechART é chamada de GrandGT, que sofreu um pequeno restyling no ano passado, com a introdução de um novo bodykit. Curiosos, decidimos dar uma volta neste GrandGT perto da sede da TechART, em Leonberg.



Ainda mais poderoso!

O Panamera Turbo é um dos melhores executivos no mercado, conseguindo conciliar elegância com boas performances e desportividade. Para ajudar a isto, há versões para todos os gostos, desde o Panamera S Hybrid aos impressionantes GTS, Turbo e Turbo S. A TechART dá-nos a opção de aplicar ao carro um powerkit, que é disponibilizado tanto para a versão híbrida como para o Turbo S. Hoje em dia, o chiptuning está muito em voga não só pelo incremento de potência, mas também pela sua ajuda na diminuição dos consumos.



O GrandGT que conduzimos conta com o mais recente powerkit da TechART: o TA 070/T1, que consiste em turbos aftermarket (TechART), reprogramação da centralina e admissão desportiva (TechART).



Com estas modificações, a TechART conseguiu um aumento de potência na ordem dos 100cv e 130Nm, o que resulta num total de 620cv e 830Nm, especificações inigualáveis neste tipo de carro! Graças à fabulosa caixa de velocidades PDK e tração às quatro rodas, o GrandGT completa o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.7 segundos, chegando aos 200 km/h em 12.4. Mesmo com quatro pessoas a bordo, consegue atingir uma velocidade máxima de 320 km/h (semelhante à Audi RS6 Avant).



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O melhor da TechART



A TechART lança sempre dois kits para os Porsches, o Pacote Aerodinâmico I e o II. Com o Pacote I, a TechART disponibiliza opções estéticas, como jantes e pequenos spoilers, no fundo, alterações estéticas, mas o que nos interessa é o Pacote II, o que está montado neste GrandGT. Conta com as belíssimas jantes TechART Formula III de 22 polegadas, com uma linha branca à volta para harmonizar um pouco a aparência.



O que mais se destaca no carro é a frente, com as suas enormes entradas de ar, que aliada aos guarda-lamas alargados e saias laterais, faz com que o carro se torne muito diferente de um Panamera original. A cereja no topo do bolo é colocada sob a forma de um enorme spoiler traseiro, acompanhado de um difusor. Dentro do carro, somos presenteados com fibra de carbono preta e laranja, a combinação perfeita. O cliente tem total liberdade de escolha a nível de interior, podendo escolher uma série de opções e equipamentos únicos.



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Passear ao volante de um monstro de 600cv? Vamos lá!



Mal entramos no carro, a belíssima combinação da fibra de carbono laranja e dos estofos em pele preta salta-nos logo à vista. O volante conta com um presponto branco e o símbolo da TechART no centro, ao invés do logo Porsche. Ao colocarmos a chave no pequeno slot à esquerda do volante, acordamos de imediato os oito cilindros enraivecidos, que graças a um escape desportivo da TechART se fazem ouvir, e bem, apercebendo-nos de imediato de que não estamos a bordo de um qualquer Panamera Turbo. Tem um som mais alto, e robusto. Mal começamos a andar, sentimos que o carro é muito mais largo que um Panamera normal, graças ao bodykit.



Temos também de ter em conta que o carro está rebaixado, e é preciso cuidado para não rasparmos em lado nenhum. A suspensão regulável é fantástica para quem conduzir o carro no centro da cidade, uma vez que ajuda a prevenir raspadelas e estragos. A primeira paragem é Böblingen, perto de Leonberg, onde decidimos tirar algumas fotos. Certamente não é necessário dizer que este GrandGT dá muito nas vistas, não só pelos seus enormes alargamentos mas também pela cor, que não é muito discreta. Trata-se, sem dúvida, de um carro muito exclusivo.

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Após uma pequena pausa para almoço em Böblingen, continuamos o nosso passeio pelas estradas nacionais Alemãs, com o intuito de averiguar as capacidades de aceleração do GrandGT. Em condução normal, o carro é muito fácil de guiar e nem parece que temos 620cv à nossa disposição, que não requerem mais do que um pequeno toque no acelerador para se fazerem sentir, levando-nos a velocidades proibitivas em poucos segundos.



O GrandGT tem as duas faces da moeda: o conforto inigualável de um cruiser e a potência brutesca de um supercarro, separadas por uma linha muito ténue: o curso do acelerador. Para melhorar ainda a experiência de condução, o GrandGT dispõe de patilhas no volante, para quem quiser ter um pouco mais de controlo sobre o carro. Mal calcamos o pedal direito, o V8 ganha uma nova vida e cola-nos ao banco com um vigor incrível.



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Exclusividade é a palavra-chave



Desde o seu lançamento que o Panamera tem sido alvo de modificações por parte de vários preparadores, entre eles a TechART. Este carro destina-se a um público muito específico, desde jogadores de futebol a empresários e bilionários que gostam de dar nas vistas. Os gostos são algo muito pessoal, e quem procura exclusividade, tem no GrandGT a opção perfeita.



Fotografia: Karsten Groeneweg e Stephan Dufornee


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