Reconhecer carros: Audi S5 & RS5

Reconhecer carros: Audi S5 & RS5

Já há alguns meses que não publicamos um especial de "Como reconhecer carros", o último foi dedicado ao SLK 55 AMG. Hoje, é a vez das variantes desportivas do Audi A5, os S5 e os RS5. Como distingui-los dum banal A5? Ou como identificar se o carro em questão é pós ou pré-restyling?



Audi S5 B8 & S5 B8 2012



Comecemos com o primeiro dos S5, apresentado em 2009. Equipado com uma variante de 354cv do motor 4.2FSI, foi o primeiro "S" da gama A5. O S5 é construído com base na plataforma B8, partilhada com o Q5 e o A4. Na verdade, é mais fácil do que possas pensar reconhecer um S5. Tem que ter quatro saídas de escapes e uns pára-choques bem diferentes dos A5. Em 2012, a imagem e a mecânica do S5 foi renovado, substituindo-se o 4.2FSI por um 3.0TFSI de 333cv. As mudanças na estética passaram pelos faróis, ligeiramente diferentes, bem como os pára-choques e o "rim".



Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Audi S5 Sportback B8 & S5 Sportback B8 2012

O S5 Sportback foi lançado também em 2009, utilizando desde logo o motor 3.0TFSI. A versão Sportback tem duas portas extra, como acesso aos lugares traseiros, daí que pouco mude face à versão coupé. Com o restyling, a versão Sportback sofreu as mesmas mudanças visuais da Coupé. 
Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Audi S5 Cabriolet B8 & S5 Cabriolet B8 2012

O Audi A5 Cabriolet foi o último dos A5 a receber a versão S. Tal como o Sportback, o S5 Cabriolet veio equipado desde o seu lançamento com o motor 3.0TFSI. Distingui-lo dos Coupé passa apenas pelo teto em lona. Com o restyling das versões Coupé e Sportback, o Cabrio recebeu também os renovados pára-choques, faróis e rim frontal. 
Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Audi RS5 B8 & RS5 B8 2012

Passamos agora à versão mais potente da gama, o RS5. Face ao S5, sobressai uma largura do carro substancialmente maior. Na frente, temos um design muito mais agressiva, com os espelhos pintado em prateado baço. Na traseira, temos duas grandes saídas de escape, em vez das quatro do S5, tal como vemos no R8 V10 face ao V8 (isto falando das versões pré restyling do R8). Os travões são bem maiores do que os usados no S5 e vemos nas pinças as letras RS. São estes os aspetos visuais mais caraterísticos do RS5. Debaixo do capot, atrás do enorme rim que vemos na frente do RS5, encontramos um 4.2 de 450cv. Ao contrário do que aconteceu no S5, o restyling de 2012 não significou a substituição do motor utilizado. Na parte exterior, o restyling trouxe ao RS5 uns faróis, rim e pára-choques ligeiramente diferentes.



Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5

Audi RS5 Cabriolet B8

Quanto ao RS5 Cabriolet, não há muito a dizer, até porque só foi lançado após o restyling do A5. O teto em lona é a única diferença óbvia face ao RS5 "Coupé".



Auto's herkennen: Audi S5 & RS5Auto's herkennen: Audi S5 & RS5


É claro que também poderíamos ter falado das diferenças no interior destas versões desportivas do A5 em relação aos mais banais, mas esperamos que com este artigo te tenhamos ajudado e que tenhas aprendido algo sobre os Audi S5 e RS5. Se sabes algo mais sobre estes carros para os distinguir, não hesites em comentar!


comentar este artigo