Testado: Jaguar F-Type S V6

Testado: Jaguar F-Type S V6

Lançar um novo modelo num mercado repleto de enormes sucessos de vendas não parece ser um problema para a Jaguar, e foi por isso que lançaram o F-Type, o qual tivemos oportunidade de testar. Já está para venda há alguns meses, e até agora o balanço tem sido muito positivo. O modelo tem tido uma excelente adesão, e não se deixa abafar pela concorrência. Dá uma vista de olhos na nossa análise à nova aposta da Jaguar, na versão V6 S (Roadster).



Driven: Jaguar F-TYPE S Driven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE S 



A versão que conduzimos foi a "intermédia": F-Type S V6. O seis cilindros em V de três litros equipado com compressor tem uma potência máxima de 380cv e um binário de 460Nm. A cor deste F-Type é designada de "Ultimate Black" e o fabuloso interior em pele vermelha está equipado com costuras e manómetros "Jet", o que, em combinação com a consola central pintada em alumínio escurecido, faz do interior do F-Type um fantástico lugar para se estar, especialmente quando acompanhado pelo som rouco do V6, e o seu borbulhar ao largar o acelerador. Tem um som tão estremecdor, que em algumas partes das filmagens tivemos dificuldade em captá-lo devidamente! Com a capota recolhida, a banda sonora do V6 torna-se ainda mais orgásmica.

Driven: Jaguar F-TYPE S Driven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE S 



Este F-Type S que testamos está bem apetrechado de extras. O preço desta unidade é de 125.750€, o que tendo em conta que o preço base da versão é de 104.000€ (na Holanda), representa uma grande quantia em opcionais. Que extras tem então este F-Type? De série, este F-Type vem com a caixa automática de oito velocidades QuickShift, escape desportivo, bancos desportivos em pele e um sistema de som "básico". Há muitos extras por onde escolher, este F-Type em especial tem um outro escape desportivo chamado "Active Sport Exhaust", bancos ajustáveis Performance, em pele, volante desportivo e sistema de som Meridian de 380W e 10 colunas. Só este último, representa um preço adicional de 10.000€! 



 Driven: Jaguar F-TYPE S Driven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE S 



Todos os que testaram o F-Type realçam a estética e manobrabilidade do carro, e resta-nos a nós confirmar precisamente tudo o que se diz sobre ele. O que a Jaguar fez com o F-Type é simplesmente fascinante. O carro não só traz uma enorme lufada de ar fresco à marca, como também leva os seus parâmetros de prazer de condução a um nível completamente diferente. De capota aberta, em modo Dynamic e com a caixa em modo manual este carro é fantástico de se conduzir. O som emitido pelos dois tubos de escape faz-nos querer mudar de velocidade só para ouvir aquele fantástico borbulhar. A caixa automática de oito velocidades funciona na perfeição, e consegue, em modos menos "hardcore", ser muito suave. Quando se pisa o acelerador, a caixa responde da melhor forma possível. Algo que vale a pena destacar relativamente ao interior são as saídas de ventilação, que saem do tablier quando se liga o ar condicionado. De capota aberta e AC desligado, as saídas ficam escondidas, o que beneficia imenso a estética interior. Ninguém fica indiferente à estética arrebatadora do F-Type nem ao seu fabuloso som. Não podemos esperar pelo Coupé!

Driven: Jaguar F-TYPE S Driven: Jaguar F-TYPE SDriven: Jaguar F-TYPE S 



Como já referimos, é um enorme prazer conduzir o F-Type S V6, seja pelo ronco do V6, pela aderência do carro à estrada ou pela sua excelente dinâmica. O volante tem uma pega muito boa e dá-nos uma boa impressão do que o carro está a fazer. Com 380cv e tração traseira, não é nada difícil fazê-lo andar de lado, como já seria de se esperar! Tentamos ter o máximo de cuidado possível com ele, mas é muito difícil mantermo-nos sossegados quando estamos ao volante do F-Type, tal é a brutalidade do carro. Nesta versão V6 S, o F-Type chega dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.9 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 275 km/h. O R Coupé, com 550cv, terá seguramente uma velocidade máxima acima dos 300 km/h. Gostamos mesmo muito do F-Type, tal como, ao que parece, todas as outras pessoas que já tiveram a oportunidade de conduzir um. Pena que não hajam mais unidades em cores mais vivas, como o laranja Firesand, por exemplo! Resumindo, o F-Type S V6 é simplesmente fenomenal, em todos os aspetos, e sem dúvida, um dos melhores carros que já conduzimos.



Fotos e vídeos por: Sjors Massar


comentar este artigo


Vota agora no avistamento do dia